[Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Local de exibição dos projectos e alterações feitas nos Tomcats e o diário do vosso carro!

[Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Mensagempor hugo albuquerque em 27 Nov 2019, 00:11

Bem-vindos ao meu diário de bordo,

O exemplar trata-se de um Rover 216 SportCoupé logo do início de 1994, completamente original (com exceção de 2 pormenores facilmente recuperáveis) e num bom estado geral.
Conta com uns respeitosos 252.400kms, tem a cor com que sempre ambicionei e para quem não conhece bem estes exemplares, com motor Honda D16A8 de 122cv.
Os primeiros, de 1992 até 1993, contavam com 130cv visto que ainda não eram catalisados, daí em diante com a colocação do catalisador devido a normas Europeias perderam 8cv.
Tem ar condicionado, vidros do tejadilho removíveis, espelhos elétricos, volante regulável em altura, banco condutor regulável, apoio de braço, ABS e mais umas tretas...

Vamos a fotos? Vamos lá então começar por as primeiras logo após a aquisição:

Imagem
Imagem
Imagem

Ainda estava muito sujinho, tanto a nível de interior como de exterior.
Portanto foi-se logo de seguida para uma auto-lavagem tratar do assunto, pois carro meu não anda sujo.
Já no local onde acontecem milagres:

Imagem


Depois de se perder uns bons minutos, quase uma hora de limpezas, eis que o aspeto tornou-se logo outro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Apresentado o meu "novo" Rover vamos lá à explicação do porquê de não puder deixar escapar este negócio.
Desde bebé até aos meus 11 anos que a minha infância foi passada num Rover 214 de 1993, carro esse que o meu pai comprou novo em Dezembro de 1993, quando eu nasci. Criei um laço muito forte com estes modelos da Rover e embora reconheça que têm os seus pontos fracos acho-os muitíssimo elegantes, coisa em que de facto os ingleses sempre foram muito bons.
Os frisos cromados, as madeiras, os padrões utilizados nos interiores, o cuidado nos acabamentos, etc... tudo isso para mim faz diferença num automóvel, aliás se olharmos para um Honda Concerto, que é exatamente um Rover 200/400, é todo ele mais pobre nesses aspetos, mas adiante...

Para mim, Rover que é Rover tem de ser verde, de preferência no lindíssimo British Racing Green.
Não sei se este gosto pessoal prende-se com o facto do Rover do meu pai ter sido verde ou se pura e simplesmente associo os carros britânicos ao verde escuro, aliás fico rendido ao ver qualquer carro verde escuro com madeiras no seu interior (de preferência madeiras escuras), sendo a cereja no topo do bolo um interior em camel.

Como jovem que ainda me considero, esta versão do Rover 200 é claramente uma paixão para os mais novos graças às suas linhas típicas de um Coupé...sim porque isto é um Coupé e não ao que chamam nos dias de hoje de Coupé, mas isso é outra daquelas questões que nem vou entrar a debater por aqui.
Não sou então exceção...acho o carro líndissimo, com umas linhas bastante elegantes, desportivas e muito à frente para a altura em que foram lançados (inícios de 1992).

A juntar ao facto de ter um carinho muito especial pelos Rover, em sempre ter sonhado em adquirir um SportCoupé (assim designado pela Rover) e ao ser verde juntou-se o fator valorização e atual valor comercial destes carros.
Não se encontra um exemplar destes, com esta motorização da Honda, com esta cor e neste estado a menos de 1900€.
A minha ideia, e que ainda não está esquecida, era vir a ter um Rover 220 SportCoupé, porém os valores desses já estão num campeonato que não estão à minha altura, sendo que abaixo de 5000€ já não se arranja um. Esses vinham equipados com o Serie T 2.0 200cv da Rover...um autêntico foguete.
Estando os Rover 216 SportCoupé a 2000€ neste momento, não podia deixar passar muito mais tempo para adquirir um, caso contrário iriam também começar a fugir ao meu campeonato, o que seria frustrante para mim nunca conseguir adquirir um SportCoupé (também designados de Tomcat).
Ainda assim e felizmente tenho alguns sonhos automobilísticos relativamente fáceis de alcançar, este foi um deles.

Portanto e para terminar, juntando todos estes factos anteriores consegui comprar este SportCoupé por um valor bem abaixo do que se anda a praticar atualmente.
Agora é tratar de todos os pormenores a serem corrigidos, tais como colocar a manete das mudanças original, voltar a meter a madeira do friso do tablier e mais um mimo ou outro que lhe faltam...poucos felizmente.

A seu tempo irão aqui aparecer mais novidades.
Above it All, it's Rover!

Abraço!
hugo albuquerque
 
Mensagens: 2
Registado: 21 Nov 2019, 02:14
Carro: Rover 216 SportCoupé

Re: [Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Mensagempor Red_Coupe em 27 Nov 2019, 12:16

Bem, até podia começar por dizer para te apresentares na secção de boas-vindas, mas acabaste por fazer um 2 em 1 :D

Sê bem-vindo aqui ao clube Hugo. Já te conheço há alguns anos, e bem sabia que era um sonho teu ter um coupé, por isso muitos parabéns pela conquista!

Para quem não conhece o Hugo, ele é realmente um verdadeiro aficcionado pela marca MG-Rover, prova disso os exemplares que tem e, também, a dedicação que tem mostrado ao longo dos anos na organização de encontros da marca.

É com grande expectativa que vejo o teu ingresso agora também aqui nesta família, e tenho a certeza que serás também um impulsionador para reavivar aqui o espírito do grupo, que bem precisamos.

Votos de uma boa estadia, e agora é colocar mãos à obra nesse coupé. E ajuda já sabes que tens a minha no que precisares!

Abraço!
Avatar do utilizador
Red_Coupe
 
Mensagens: 883
Registado: 15 Jul 2008, 19:14
Carro: Rover 220 Turbo TL, Rover 220 Turbo CM, Rover 220 Turbo FDH, Rover 216 Coupe CT

Re: [Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Mensagempor hugo albuquerque em 28 Nov 2019, 01:26

Red_Coupe Escreveu:Bem, até podia começar por dizer para te apresentares na secção de boas-vindas, mas acabaste por fazer um 2 em 1 :D

Sê bem-vindo aqui ao clube Hugo. Já te conheço há alguns anos, e bem sabia que era um sonho teu ter um coupé, por isso muitos parabéns pela conquista!

Para quem não conhece o Hugo, ele é realmente um verdadeiro aficcionado pela marca MG-Rover, prova disso os exemplares que tem e, também, a dedicação que tem mostrado ao longo dos anos na organização de encontros da marca.

É com grande expectativa que vejo o teu ingresso agora também aqui nesta família, e tenho a certeza que serás também um impulsionador para reavivar aqui o espírito do grupo, que bem precisamos.

Votos de uma boa estadia, e agora é colocar mãos à obra nesse coupé. E ajuda já sabes que tens a minha no que precisares!

Abraço!


Muito obrigado João 8-)
É de facto um sonho concretizado, que já ambicionava à muito muito tempo.
Estou doido por lhe meter as mãos em cima :D

Em relação a material para estes carros já percebi que é contigo, no que precisar já sei onde ir bater à porta.

Por fim e em relação aqui ao clube, tem de se arranjar uma forma de dar uma vida a isto, está de facto muitíssimo morto, com pouca ou nenhuma movimentação.

Abraço
hugo albuquerque
 
Mensagens: 2
Registado: 21 Nov 2019, 02:14
Carro: Rover 216 SportCoupé

Re: [Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Mensagempor tunerboy em 08 Dez 2019, 21:16

Bem vindo ao clube :)
tambem tenho um coupe DD. :)
parece me que tens o rover bem conservado.
5000 rpm , where the diesel stops , and the real engines start to scream
Avatar do utilizador
tunerboy
Site Admin
 
Mensagens: 551
Images: 24
Registado: 02 Ago 2010, 20:38
Localização: Lisboa
Carro: Rover 216 coupé, Ford fiesta, Ford Escort coupe, Renault 21

Re: [Hugo Albuquerque] Rover 216 SportCoupé - 94

Mensagempor tiago214 em 14 Dez 2019, 02:38

Muito bom aspecto boa sorte..que é feito do 416 gti ?
Imagem
Avatar do utilizador
tiago214
 
Mensagens: 71
Registado: 07 Maio 2009, 22:15
Carro: 216 coupe


Voltar para Projectos / Diários de bordo

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron