[Cainite] Tomcat DA '93

Local de exibição dos projectos e alterações feitas nos Tomcats e o diário do vosso carro!

[Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Cainite em 01 Set 2014, 14:26

Boas,

Ora, segue apresentação de um novo projecto neste espaço, um 216 Coupe de 93.

Desde há cerca de três anos que tencionava adquirir um Tomcat. Nessa altura deslocava-me num Rover 400. Eu pensava que sim, ainda o considerei, mas não tenho possibilidade de ter 2 automóveis. Acabei por o trocar por uma Alfa 156 SW 1.6 TS de 2000, com 96.000Km. Infelizmente, sofri um acidente com a carrinha, o que me obrigou a procurar novo veículo. Decidi que não passava desta. Queria um Tomcat.

Fui há uma semana atrás, buscá-lo a Grândola, "abandonado" á beira de uma estrada local. Esteve, que eu me tenha apercebido, pelo menos 2 meses à venda, e pelo preço pedido, antevi logo que o carro estava em mau estado. E não estava enganado.

Tem instalação de GPL feita, mas não está operacional. O motor pega sem problemas, mas assim que passo para o sistema GPL, vai abaixo. Irei deixar o diagnóstico para a FrontFuels.

Foi pelo próprio "pé" até Cascais, onde notei o pedal do travão um pouco mole, mas sem comprometer na travagem. Pensei para mim, um sangramento e novo óleo e fica novo. Enquanto testava o carro, antes de entregar o dinheiro, vi que o motor estava de boa saúde, a puxar bem, óleo a nível apesar de escuro. A supresa vinha a caminho. Em carga, começou a deitar bastante fumo, sem conseguir perceber se preto ou azul pois já estava a escurecer (foi depois de encher um pouco o deposito de GPL e testar o sistema, não sei se estará relacionado). Já em Cascais, fui verificar o nível. A olho, não me parecia ter mexido. Entretanto, já não o faz na quantidade que o fazia, mas em carga continua a fumegar um pouco.

De aspecto, tem muitas zonas onde o verniz já saltou. O aileron não está direito, só tem a pala na roda frente esquerda, falta o lip esquerdo. No entanto, não tem mossas de relevo, apenas algumas batidas de pedras e sem folgas nos paineis.

Agora, de baixo para cima:

Os pneus estão decentes, ainda têm muitos kilometros pela frente. As jantes não estão perfeitas, mas para agora, escapam. O que deixa a desejar são os amortecedores. Têm que ser trocados o quanto antes.

Tem um farolim mk1 e outro mk2 :roll:
Os retrovisores electricos funcionam os dois correctamente. Já os vidros, apenas o do passageiro está em condições. O do condutor estava caído no interior da porta. Pensei, ok, substituo os cabos partidos e fica resolvido. Não ficou. A razão pelos cabos terem partido foi porque um das guias de plástico na armação se partiu, pelo que o cabo novo não tem sitio ou tensão para se segurar quando em funcionamento. No entanto, e por enquanto, o vidro está seguro em cima, mas não o utilizo.

As forras das portas estão uma miséria. Não tem rádio, nem sequer colunas. As a palas do sol não se seguram.

A parte chata (ou não, talvez mo saibam dizer) não tem um D16A8 ou A9. Tem um D16Z5.

Devido à instalação de GPL, retiraram a caixa do filtro de ar, e colocaram um filtro cónico, que apesar de fazer um som engraçado em altas, não tenho a certeza que os senhores naquela inspeção periódica lhe achem piada.

Este fim de semana, surgiu um problema grave. Após (durante) o sangramento dos travões, feito "por mim" o pedal ficava cada vez mais mole, e o sangramento não correu de feição. Na frente esquerda e traseira direita, trabalhava conforme manda as regras. Na frente direita e traseira esquerda, o pedal não ganhava pressão. Estava ali a bombear no pedal 2 minutos sem qualquer resultado digno. Isto durou grande parte da tarde. Peguei nele, e quase sem travões, deixei-o na Norauto, para que fosse feito o sangramento com a máquina. Sai de lá com um orçamento para trocar os tudos, óleo e bomba central de travões. De volta para o sitio onde pernoita, o pedal fica duro como se quer (á saída da Norauto estava mole) e com travagem digna desse nome. Carro parado, duas horas depois, volta a ficar mole. Entretanto verifica-se que o tubo de vácuo está algo solto. Após o apertar, pedal duro e travagem decente, sem que tenha até agora, voltado a ficar mole. Ainda não confio totalmente, andarei a experimentar durante mais alguns dias.

Já aconteceu a alguém?

A foto que há:

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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor ourafilmes em 01 Set 2014, 16:46

Boas.
Mais um projecto!
Esse tomcat precisa de muito trabalho... faz-me lembrar o RACER quando o comprei mas esse ainda tem a mecânica toda por reparar...Tens de ter paciência... e tempo!
Olha esse farolim traseiro Mk1 como lhe chamaste, nunca saiu no tomcat. O carro teve sempre farolins como o teu direito.
Em relação à travagem... Cuidado com isso! Não brincar com isso! O SHARK em 2008 tinha o pedal a ir ao fundo nos semáforos... Estava mesmo no limite. Aí meti-lhe uma bomba nova (da concorrência se bem me lembro) e isso nunca mais deu problemas.
Isso do vidro fa drente... pá, aproveita uma sucata próxima de ti com um e vai lá buscar tudo o que precisas. Vi alguns tomcats no OLX em sucatas. Recomendo que tragas logo tudo o que precisas até para tentar obter desconto "em quantidade".
Força nisso
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor goxpin em 01 Set 2014, 22:26

Boas Bruno,

o teu tomcat faz-me lembrar o meu quando o adquiri, o meu também era NFR e a tinta também tinha zonas onde o verniz estava a começar a saltar e também veio com um bloco D16Z5. O D16Z5 é equivalente ao D16A9 versão com catalisador que saiu nos tomcat's, o Z5 só saiu no CRX europeu 89-92.

Em relação ao vidro da porta do condutor eu tenho o elevador que vinha no meu carro quando o comprei, como o substituí por completo, se precisares da estrutura avisa.

Depois coloca mais fotos para o pessoal ver.
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor ourafilmes em 01 Set 2014, 23:34

Queremos muitas fotos aqui!
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Fixer em 02 Set 2014, 09:53

Parabéns pela aquisição!

Agora o resto vai indo, conforme se possa (€€€€).

Em relação ao filtro cónico, depende dos locais e do resto do carro. Se for com o aspecto Tuning, cheio de neons, cromados, autocolantes e acessórios de gosto duvidoso, poderá não passar, mas eu no meu, desde que o comprei que lhe meti um filtro cónico e sempre passou na IPO sem ter de o trocar.

Isso dos travões deverá ser da bomba principal. Já passei por isso. Não sei bem porquê, mas acontecia mais no verão, com o carro quente (talvez por aquecimento no óleo), o pedal começava a ir até ao fundo (deixando mesmo de travar) em travagens muito prolongadas, do tipo parado no semáforo. Troquei a bomba por uma usada e o problema passou.
Agora já começo novamente a sentir o pedar a descer ligeiramente nas mesmas situações, mas já tenho em stock uma bomba e servo de um CIVIC para substituir, mas queria primeiro colocar-lhe um kit de borrachas novo.


Força com o projecto e vai dando aqui as novidades.
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Cainite em 03 Set 2014, 09:35

Olhá foto quentinha:

Estas são da noite onde se começou a trabalhar para melhorar o aspecto

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Trocou-se deste volante
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Para este
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Vidro seguro em cima, com os novos cabos
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Nesta da para ver um pouco da frente da minha Alfa
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Love it
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Ontem houve um ajuntamento, e aproveitei para novamente ir testando a eficácia dos travões (não comprometeu)
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Fixer em 03 Set 2014, 09:40

Vai melhorando...

O aileron está mesmo estranho... como é que terá descaído a meio? Calor?
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Cainite em 03 Set 2014, 09:45

O pior´é que nem é a meio... A depressão é mais para a esquerda. Acho que foi deixado algum peso ali em cima durante muito tempo.
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Fixer em 03 Set 2014, 11:13

Se calhar, desmonta-lo e fazer o inverso resulte... Umas semanas pousado ao contrário, num local plano, com um peso nesse sitio.
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Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor ourafilmes em 03 Set 2014, 11:22

Boas fotos. É, isso do aileron é estranho.
Tens de trocar esse farolim traseiro... fica mesmo mal aí!
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