[Cainite] Tomcat DA '93

Local de exibição dos projectos e alterações feitas nos Tomcats e o diário do vosso carro!

[Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor Cainite em 01 Set 2014, 14:26

Boas,

Ora, segue apresentação de um novo projecto neste espaço, um 216 Coupe de 93.

Desde há cerca de três anos que tencionava adquirir um Tomcat. Nessa altura deslocava-me num Rover 400. Eu pensava que sim, ainda o considerei, mas não tenho possibilidade de ter 2 automóveis. Acabei por o trocar por uma Alfa 156 SW 1.6 TS de 2000, com 96.000Km. Infelizmente, sofri um acidente com a carrinha, o que me obrigou a procurar novo veículo. Decidi que não passava desta. Queria um Tomcat.

Fui há uma semana atrás, buscá-lo a Grândola, "abandonado" á beira de uma estrada local. Esteve, que eu me tenha apercebido, pelo menos 2 meses à venda, e pelo preço pedido, antevi logo que o carro estava em mau estado. E não estava enganado.

Tem instalação de GPL feita, mas não está operacional. O motor pega sem problemas, mas assim que passo para o sistema GPL, vai abaixo. Irei deixar o diagnóstico para a FrontFuels.

Foi pelo próprio "pé" até Cascais, onde notei o pedal do travão um pouco mole, mas sem comprometer na travagem. Pensei para mim, um sangramento e novo óleo e fica novo. Enquanto testava o carro, antes de entregar o dinheiro, vi que o motor estava de boa saúde, a puxar bem, óleo a nível apesar de escuro. A supresa vinha a caminho. Em carga, começou a deitar bastante fumo, sem conseguir perceber se preto ou azul pois já estava a escurecer (foi depois de encher um pouco o deposito de GPL e testar o sistema, não sei se estará relacionado). Já em Cascais, fui verificar o nível. A olho, não me parecia ter mexido. Entretanto, já não o faz na quantidade que o fazia, mas em carga continua a fumegar um pouco.

De aspecto, tem muitas zonas onde o verniz já saltou. O aileron não está direito, só tem a pala na roda frente esquerda, falta o lip esquerdo. No entanto, não tem mossas de relevo, apenas algumas batidas de pedras e sem folgas nos paineis.

Agora, de baixo para cima:

Os pneus estão decentes, ainda têm muitos kilometros pela frente. As jantes não estão perfeitas, mas para agora, escapam. O que deixa a desejar são os amortecedores. Têm que ser trocados o quanto antes.

Tem um farolim mk1 e outro mk2 :roll:
Os retrovisores electricos funcionam os dois correctamente. Já os vidros, apenas o do passageiro está em condições. O do condutor estava caído no interior da porta. Pensei, ok, substituo os cabos partidos e fica resolvido. Não ficou. A razão pelos cabos terem partido foi porque um das guias de plástico na armação se partiu, pelo que o cabo novo não tem sitio ou tensão para se segurar quando em funcionamento. No entanto, e por enquanto, o vidro está seguro em cima, mas não o utilizo.

As forras das portas estão uma miséria. Não tem rádio, nem sequer colunas. As a palas do sol não se seguram.

A parte chata (ou não, talvez mo saibam dizer) não tem um D16A8 ou A9. Tem um D16Z5.

Devido à instalação de GPL, retiraram a caixa do filtro de ar, e colocaram um filtro cónico, que apesar de fazer um som engraçado em altas, não tenho a certeza que os senhores naquela inspeção periódica lhe achem piada.

Este fim de semana, surgiu um problema grave. Após (durante) o sangramento dos travões, feito "por mim" o pedal ficava cada vez mais mole, e o sangramento não correu de feição. Na frente esquerda e traseira direita, trabalhava conforme manda as regras. Na frente direita e traseira esquerda, o pedal não ganhava pressão. Estava ali a bombear no pedal 2 minutos sem qualquer resultado digno. Isto durou grande parte da tarde. Peguei nele, e quase sem travões, deixei-o na Norauto, para que fosse feito o sangramento com a máquina. Sai de lá com um orçamento para trocar os tudos, óleo e bomba central de travões. De volta para o sitio onde pernoita, o pedal fica duro como se quer (á saída da Norauto estava mole) e com travagem digna desse nome. Carro parado, duas horas depois, volta a ficar mole. Entretanto verifica-se que o tubo de vácuo está algo solto. Após o apertar, pedal duro e travagem decente, sem que tenha até agora, voltado a ficar mole. Ainda não confio totalmente, andarei a experimentar durante mais alguns dias.

Já aconteceu a alguém?

A foto que há:

Imagem
Carpe Diem
Cainite

Registado: 25 Ago 2014, 00:54
Carro: 216 Coupe

Re: [Cainite] Tomcat DA '93

Mensagempor ourafilmes em 01 Set 2014, 16:46

Boas.
Mais um projecto!
Esse tomcat precisa de muito trabalho... faz-me lembrar o RACER quando o comprei mas esse ainda tem a mecânica toda por reparar...Tens de ter paciência... e tempo!
Olha esse farolim traseiro Mk1 como lhe chamaste, nunca saiu no tomcat. O carro teve sempre farolins como o teu direito.
Em relação à travagem... Cuidado com isso! Não brincar com isso! O SHARK em 2008 tinha o pedal a ir ao fundo nos semáforos... Estava mesmo no limite. Aí meti-lhe uma bomba nova (da concorrência se bem me lembro) e isso nunca mais deu problemas.
Isso do vidro fa drente... pá, aproveita uma sucata próxima de ti com um e vai lá buscar tudo o que precisas. Vi alguns tomcats no OLX em sucatas. Recomendo que tragas logo tudo o que precisas até para tentar obter desconto "em quantidade".
Força nisso
Miguel Santos
Imagem
SHARK:D16A8-Decat,K&N,Colectores/Short Shift DC Sports,Magnecor KV85,Barra AA Sparco,Tubos Goodridge,Discos Tarox F2000,Pinças ITR/MGZR 160,Grelha RS,Rádio Pioneer,Colunas Infinity
Imagem
TURBO:T16-Koni Sport,Filtro cónico K&N,Barra AA RS,KV85,Downpipe,Decat
Imagem
RACER:D16A9-100% Stock
Imagem
ourafilmes

Images: 253
Registado: 13 Maio 2008, 13:39
Carro: 2x(216C)+1x220TC

Mensagempor goxpin em 01 Set 2014, 22:26

Boas Bruno,

o teu tomcat faz-me lembrar o meu quando o adquiri, o meu também era NFR e a tinta também tinha zonas onde o verniz estava a começar a saltar e também veio com um bloco D16Z5. O D16Z5 é equivalente ao D16A9 versão com catalisador que saiu nos tomcat's, o Z5 só saiu no CRX europeu 89-92.

Em relação ao vidro da porta do condutor eu tenho o elevador que vinha no meu carro quando o comprei, como o substituí por completo, se precisares da estrutura avisa.

Depois coloca mais fotos para o pessoal ver.
Mário Gomes
Imagem
goxpin

Images: 4
Registado: 21 Ago 2011, 12:35
Carro: Rover 216 Coupé; Hyundai Scoupe

Mensagempor ourafilmes em 01 Set 2014, 23:34

Queremos muitas fotos aqui!
Miguel Santos
Imagem
SHARK:D16A8-Decat,K&N,Colectores/Short Shift DC Sports,Magnecor KV85,Barra AA Sparco,Tubos Goodridge,Discos Tarox F2000,Pinças ITR/MGZR 160,Grelha RS,Rádio Pioneer,Colunas Infinity
Imagem
Imagem
Imagem
ourafilmes

Mensagempor Fixer em 02 Set 2014, 09:53

Parabéns pela aquisição!

Agora o resto vai indo, conforme se possa (€€€€).

Em relação ao filtro cónico, depende dos locais e do resto do carro. Se for com o aspecto Tuning, cheio de neons, cromados, autocolantes e acessórios de gosto duvidoso, poderá não passar, mas eu no meu, desde que o comprei que lhe meti um filtro cónico e sempre passou na IPO sem ter de o trocar.

Isso dos travões deverá ser da bomba principal. Já passei por isso. Não sei bem porquê, mas acontecia mais no verão, com o carro quente (talvez por aquecimento no óleo), o pedal começava a ir até ao fundo (deixando mesmo de travar) em travagens muito prolongadas, do tipo parado no semáforo. Troquei a bomba por uma usada e o problema passou.
Agora já começo novamente a sentir o pedar a descer ligeiramente nas mesmas situações, mas já tenho em stock uma bomba e servo de um CIVIC para substituir, mas queria primeiro colocar-lhe um kit de borrachas novo.

Força com o projecto e vai dando aqui as novidades.
Rui Peixeiro - webdesign
Imagem
Imagem
Fixer
Site Admin

Images: 7
Registado: 22 Fev 2008, 13:27
Carro: Rover 216 SportCoupé e Mini 1300

Mensagempor Cainite em 03 Set 2014, 09:35

Olhá foto quentinha:

Estas são da noite onde se começou a trabalhar para melhorar o aspecto

Imagem

Trocou-se deste volante
Imagem

Para este
Imagem

Imagem

Vidro seguro em cima, com os novos cabos
Imagem

Imagem

Nesta da para ver um pouco da frente da minha Alfa
Imagem

Love it
Imagem

Ontem houve um ajuntamento, e aproveitei para novamente ir testando a eficácia dos travões (não comprometeu)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
última vez editado por Cainite s 03 Set 2014, 09:43, editado 1 vez no total
Carpe Diem
Cainite

Mensagempor Fixer em 03 Set 2014, 09:40

Vai melhorando...

O aileron está mesmo estranho... como é que terá descaído a meio? Calor?
Rui Peixeiro - webdesign
Imagem
Imagem
Fixer
Site Admin

Mensagempor Cainite em 03 Set 2014, 09:45

O pior´é que nem é a meio... A depressão é mais para a esquerda. Acho que foi deixado algum peso ali em cima durante muito tempo.
Carpe Diem
Cainite

Mensagempor Fixer em 03 Set 2014, 11:13

Se calhar, desmonta-lo e fazer o inverso resulte... Umas semanas pousado ao contrário, num local plano, com um peso nesse sitio.
Rui Peixeiro - webdesign
Imagem
Imagem
Fixer
Site Admin

Mensagempor ourafilmes em 03 Set 2014, 11:22

Boas fotos. É, isso do aileron é estranho.
Tens de trocar esse farolim traseiro... fica mesmo mal aí!
Miguel Santos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ourafilmes

Próximo

Voltar para Projectos / Diários de bordo

Quem está ligado